quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

COLUNA SEMANAL: MANUAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE SEROPÉDICA

EPISÓDIO 0: APRESENTAÇÃO DA COLUNA

Uma das principais demandas dos moradores de Seropédica, sem dúvidas, é o desenvolvimento econômico e geração de empregos. Segundo o cadastro geral de empregados e desempregados – CAGED – do ministério do trabalho, a base da economia do município ainda é sustentada pelos dois maiores empregadores da cidade, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Seropédica, e devido à escassez de alternativas, todos os dias inúmeros moradores se deslocam para outros municípios em busca de prosperidade.

Não precisa ser um especialista para deduzir o potencial de Seropédica para atração de grandes empresas: Posição geográfica privilegiada estando inserido na região metropolitana do Rio de Janeiro, um dos principais centros econômicos do país; Dispõe de farta infraestrutura de transportes que contempla três dos quatro modais (ferroviário, rodoviário e aquaviário, através do porto de Itaguaí, que se localiza a menos de 20 km); Oferece mão de obra qualificada através da UFRRJ, que conta com um dos maiores campus universitários da américa latina; Água em abundância através do Rio Guandu; Dispõe de soluções para tratamento de resíduos, através da CTR Santa Rosa; Oferece  grande disponibilidade de energia limpa, através da usina termoelétrica – UTE – Baixada, usina fotovoltaica – UFV – E13,  e  usina bioenergética da Gás Verde S/A. Contudo, mesmo com qualidades que poucos municípios do Brasil podem se orgulhar de ter, resta nos perguntar os motivos que impedem o município de se consolidar como o principal destino dos grandes empreendimentos do estado do Rio de Janeiro.

Em minha trajetória elaborando e implantando políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e geração de empregos, percebi que na guerra entre os municípios para seduzir os grandes empreendimentos, não basta apenas ter atrativos naturais como geografia e rodovias. A adoção de uma visão progressista para a cidade e uma postura voltada para o seu desenvolvimento econômico pela administração pública municipal, com oferta de incentivos e implementação de projetos e infraestruturas podem pesar ainda mais na definição do destino destes grandes empreendimentos.

Através desta coluna, apresentarei semanalmente projetos e ações para impulsionar a economia e geração de empregos em Seropédica para se consolidar como um dos principais polos do estado e do país. Os projetos e políticas públicas que aqui serão apresentados foram elaborados e idealizados considerando as práticas mais modernas de gestão pública municipal em diversos municípios do país e as características urbanas, econômicas, ambientais, culturais e sociais de Seropédica, apresentados no documento “Leitura do Território”, anexo à minha dissertação de mestrado.

Por fim, convém ressaltar que estes artigos não possuem cunho político nem objetiva apresentar críticas à nenhum gestor público, nem de Seropédica ou da região, mas sim expor à população em geral sobre a importância do desenvolvimento econômico da nossa cidade e da região para a melhoria na nossa qualidade de vida pois acredito que a política pública voltada para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos é o melhor projeto social existente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário